
Tipos de previdência privada
Os planos de previdência estão divididos em duas modalidades: o Plano Gerador de Benefício livre (PGBL) e a Vida Gerador de Benefício livre (VGBL).
Eles se diferenciam das outras alternativas por unir benefícios de um investimento financeiro com algumas vantagens fiscais asseguradas por lei para aplicações de longo prazo.
Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL)
O PGBL é o plano de previdência privada considerado mais adequado para aqueles clientes com renda tributável, que declaram o Imposto de Renda no formulário completo e que tenham rendas elevadas, pois permite a dedução das contribuições até 12% da renda bruta anual. Para ter direto à dedução, é necessário possuir vínculo com a previdência pública (INSS, RPPS, RGM).
Quanto à tributação, Imposto de Renda incide sobre o total de recursos aplicados (principal + rendimentos).
O diferimento de impostos no curto prazo é outra vantagem para o investidor.
Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL)
O Vida Gerador de Benefício Livre é uma forma de investimento que não pode ser abatida para os contribuintes que declaram o Imposto de Renda no modelo simplificado, para profissionais autônomos que não possuem recolhimento na fonte ou para quem busca aplicar um percentual maior do que 12% da renda anual na previdência.
Neste tipo de aplicação, o imposto recai sobre os lucros e não sobre o principal aplicado.